XIV Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia

0
353

Índice

Rate this post

XIVmaquete-Poster-32x46mXVI Simposio SPSA Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS), em colaboração com o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria, vai realizar o seu XIV Simpósio nos dias 17 e 18 de Abril de 2015 no Hotel Villa Batalha.

Pretende-se que o Simpósio, subordinado ao tema “Suicídio e comportamentos autolesivos: Novas perspetivas”, seja um espaço de ampla reflexão e debate sobre o suicídio, os comportamentos autolesivos e a diversidade das suas expressões. Os enfoques serão múltiplos, contemplando a pessoa, a comunidade, a saúde pública, a escola, a religião, as implicações legais, sem esquecer as questões magnas da prevenção e da pósvenção.

Todos seremos poucos para debater e participar neste evento de âmbito nacional, que se destina a todos quantos se interessam por estas questões: médicos de família, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, sociólogos, assistentes sociais, teólogos, professores, jornalistas, estudantes, etc.

Contamos com a vossa participação para partilhar conhecimentos e experiências, mas também para que este encontro seja mais um reencontro de colegas e amigos que partilham preocupações e esperanças comuns. Até lá…

O Presidente da SPS
Jorge Costa Santos

Albert Camus um dia escreveu que «existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio», contudo esta continua a ser a causa de metade das mortes violentas que anualmente ocorrem no mundo inteiro, com quase um milhão de vítimas por ano segundo dados da OMS.

Estamos certos que neste Simpósio iremos abordar «novas perspetivas» sobre esta tragédia planetária, versando temas que abrangerão áreas desde a prevenção, à religião, à medicina legal, à educação escolar ou à suscetibilidade dos próprios profissionais de saúde.

Esperamos por si e pelo seu contributo na Batalha!

Uncategorized